Plano de Turismo Responsável


Um Plano de Turismo é um documento que estabelece diretrizes e ações para o desenvolvimento do turismo em um determinado território. O turismo responsável é uma abordagem que busca minimizar os impactos negativos no meio ambiente e nas comunidades locais, ao mesmo tempo que potencializa os benefícios econômicos, sociais e ambientais. Para promover o turismo responsável, é importante que as empresas e turistas adotem práticas de sustentabilidade, como: gerar renda para as comunidades locais; promover o desenvolvimento econômico das comunidades locais; preservar patrimônios, tradições e manifestações regionais; conservar a biodiversidade e os ecossistemas; proporcionar uma experiência turística autêntica e respeitosa da cultura e tradições locais.


Saiba mais →

PEIC Mata Atlântica


Dentro do objetivo principal de promover os Corredores Ecológicos como áreas estratégicas através da promoção do ecoturismo, a Subhike Brasil juntou-se a uma equipe heterogênea do Instituto Capixaba de Ecoturismo (ICE) para desenvolver um Plano de Ecoturismo participativo através da elaboração de uma série de diagnósticos e inventários micro-regionais, itinerários ecoturísticos, seminários e palestras.

Turismo ESG


Programa Turismo ESG é uma agenda que visa transformar o turismo no Brasil, impondo uma nova realidade para empresas de todos os portes. A sigla ESG significa Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). O programa de ESG no turismo tem como objetivo: promover um desenvolvimento sustentável; preservar a biodiversidade; fortalecer as comunidades locais; atrair turistas conscientes; contribuir para a preservação do meio ambiente e da cultura local; atrair investimentos responsáveis para o setor; construir uma reputação internacional positiva para o turismo brasileiro.


Saiba mais →

Ecocicloturismo Serra das Torres


Construção comunitária de roteiros de cicloturismo, seguindo ações de valorização, divulgação e fomento turístico e cultural das comunidades nos limites e no entorno do Monumento Natural de Serra das Torres. Todas as ações deste trabalho foram coordenadas e conduzidas de forma participativa pela equipe da SubHike Brasil em conformidade com os conceitos de representatividade, legitimidade e autonomia comunitária, com a cooperação membros do poder público que contribuiu para a proteção do patrimônio natural.

Negócios Turísticos Inteligentes


O programa de consultoria para Negócios Turísticos Inteligentes oferece soluções digitais e estratégicas para transformar negócios de turismo em operações modernas, eficientes e centradas na experiência do cliente. Com etapas de diagnóstico, planejamento digital, capacitação e implementação de tecnologias, o programa ajuda empresas a otimizar processos, integrar ferramentas digitais e personalizar o atendimento. A análise contínua de dados permite ajustes estratégicos, enquanto práticas sustentáveis fortalecem a imagem do negócio. O resultado é um turismo inovador e competitivo, com alto valor agregado e preparado para o futuro.


Saiba mais →

Programa Roteiros Seguros


Um Sistemas de Gestão de Segurança em Turismo de Aventura auxilia empresas do setor a implementar práticas seguras e padronizadas, minimizando riscos para clientes e equipes. Com foco na conformidade com normas técnicas, o programa abrange diagnóstico de segurança, mapeamento de riscos e desenvolvimento de protocolos de emergência. São realizados treinamentos específicos para capacitar a equipe em práticas preventivas e resposta a incidentes. O programa também monitora a eficácia das ações adotadas, promovendo uma gestão de segurança robusta e alinhada às melhores práticas do turismo de aventura.


Saiba mais →

Caminho do Sol


A ABNT NBR 15286 estabelece requisitos mínimos para informações de segurança e contratuais em produtos de turismo de aventura. Essa norma define que empresas forneçam aos clientes potenciais, antes da compra, orientações essenciais, como vestimenta adequada, alimentação, e grau de dificuldade das atividades. O objetivo é garantir que informações claras e obrigatórias sejam divulgadas para que os serviços sejam oferecidos com segurança e responsabilidade, assegurando uma experiência de qualidade no turismo de aventura.