Ecocicloturismo
O projeto Ecocicloturismo Serra das Torres, que teve como objetivo principal a construção comunitária de um plano de estruturação de roteiros de cicloturismo, seguindo ações de valorização, divulgação e fomento turístico e cultural das comunidades nos limites e no entorno do Monumento Natural de Serra das Torres, e contribuir para a proteção do patrimônio natural.
O objetivo geral foi desenvolver um Circuito de Cicloturismo no interior do Monumento Natural de Serra das Torres, de forma participativa, consolidando a presença e o engajamento da comunidade por meio de ações de capacitação, valorização, divulgação, pesquisa científica e fomento ecoturístico para as comunidades residentes nos limites e no entorno da UC, contribuindo para a conservação do patrimônio natural e cultural.
Este projeto apresentou-se como uma iniciativa pioneira no Estado do Espírito Santo desenvolvendo. Uma proposta legítima de roteiros de cicloturismo no Monumento Natural de Serra das Torres, respeitando aspectos locais e obedecendo à legislação vigente, tendo sempre em vista a conservação do patrimônio histórico e da biodiversidade regional, observando como excelência o primado das comunidades tradicionais que vivem nas adjacências da unidade de conservação.
A SUBHIKE BRASIL
Etapas do Projeto
Oficinas Participativas
Foram realizadas oficinas participativas com membros da comunidade local, onde abordamos temas sobre cicloturismo e ecoturismo e os grupos de trabalho fizeram o levantamento de atributos do patrimônio natural e cultural e infraestrutura local, por meio de técnicas do mapa falado.
Curso de Ecoturismo
Membros da comunidade local e ciclistas participaram de 40 horas de capacitação com atividades teóricas e práticas, onde foram abordados temas sobre Associativismo, Interpretação Ambiental, Meio Ambiente, Turismo de Aventura, Turismo Rural, Elaboração de Roteiros e Normas Técnicas.
Elaboração Técnica do Traçado
Realizamos saídas de campo com membros o grupo de trabalho para o mapeamento das principais rotas e vias alternativas, buscando características culturais e ambientais diversas. O resultado foram mais de 500 km de roteiros de cicloturismo que conduzem os cicloturistas aos principais atrativos da região.