Origens e caminhos do turismo

Experiências nas atividades turísticas
25/06/2024
Viagens Transformadoras
28/11/2024
 

"Explorando as origens e caminhos do turismo enquanto construímos soluções inovadoras para um futuro sustentável e transformador"

 

A humanidade vem explorando o mundo desde suas origens. Mesmo que o turismo como conhecemos tenha nascido no século XIX, com a revolução industrial, podemos rastrear raízes até a antiguidade. Na atualidade, com o mundo imerso em uma era de avanços tecnológicos sem precedentes, mas também de crises sanitárias e ambientais mundialmente, surge a questão de como será o turismo de amanhã.

As civilizações antigas se mobilizaram para fazer guerras, conquistar regiões e controlar rotas comerciais, recursos naturais. A civilização fenícia foi uma das primeiras a viajar por mera curiosidade. Com consolidação do Império Romano, as viagens motivadas pelo comércio, governo, religião e educação tornaram socialmente necessárias, e cidades por todo Império, como Pompeia, tornaram-se destinos turísticos para as classes altas se divertirem durante seu tempo livre. 

Após a queda de Roma, viajar tornou-se perigoso. Durante a idade média, as viagens, consequentemente de turismo, foram praticamente inexistentes. No entanto, durante o Renascimento, a Igreja e a realeza controlaram áreas geográficas maiores que nunca. As rodas comerciais cresceram e as pessoas começaram a viajar novamente. 

A partir do ano de 1613 a era do Grand Tour inaugurou uma modalidade de turismo muito similar ao que conhecemos hoje. Consistia em uma viagem ao redor da Europa reservada para as classes sociais mais abastadas, que era realizada de carruagem e durava frequentemente dois anos, durante as quais se conhecia as artes, arquitetura e ciência da França, Itália, Suíça e Alemanha. 

E foi assim até o final do século XVIII, quando, com a Revolução Industrial, as estruturas socioeconômicas foram modificadas e, com elas, a maneira de viajar. As ferrovias baixaram custo das viagens e os novos processos de produção geraram maior riqueza e mais tempo disponível em cada vez mais classes sociais. As novas estradas permitiram a criação de pacotes turísticos, como de Thomas Cook, que em 1841 ofereceu pela primeira vez transporte, alojamento, alimentação e entretenimento aos turistas. 

Com a chegada do século XX, os novos meios de transporte tornaram as viagens mais massivas. O automóvel avião permitiram que os deslocamentos  rapidamente para pontos cada vez mais distantes. George Westinghouse introduziu as férias remuneradas, convencido de que o tempo livre dos empregados beneficiaria a produtividade. Isso, somado a introdução do cartão de crédito, possibilitou que as classes médias trabalhadoras tivessem tempo e recursos suficientes para realizar o sonho de viajar.

 

Ao longo século XX, os hábitos de interesses foram variando, e o turismo internacional acompanhou o processo da globalização. O grande crescimento da atividade turísticas a transformou em uma parte fundamental da economia de muitos países. A popularização do Turismo coincidiu com o surgimento novas tecnologias de registro de imagem. Com o lançamento de câmeras menores, econômicas e simples de serem utilizadas, os vídeos caseiros e fotografias, se tornaram parte inseparável da experiência da viagem

Hoje, quando a tecnologia abre portas para as viagens antes inimagináveis, como turismo espacial, a indústria enfrenta seu desafio máximo: realizar turismo sustentável, que minimize o impacto nas regiões visitadas e nos recursos naturais consumidos.

Para enfrentar esse desafio e transformar o turismo em uma atividade mais sustentável e responsável, a Subhike Brasil oferece soluções inovadoras e estratégicas. Com nosso Plano de Turismo Responsável, auxiliamos destinos e empresas a desenvolverem estratégias que promovam a conservação ambiental, o respeito às comunidades locais e a valorização da cultura regional. O nosso Programa Turismo ESG (ambiental, social e governança) garante que os negócios turísticos alinhem-se às melhores práticas globais de sustentabilidade, gerando impacto positivo em todos os níveis.

Além disso, investimos na transformação digital e operacional com nossos Negócios Turísticos Inteligentes, ajudando empreendimentos a adotarem tecnologia para otimizar recursos e melhorar a experiência dos visitantes. O Programa Roteiros Seguros, por sua vez, prioriza a segurança e o bem-estar dos viajantes, implementando protocolos eficientes e treinamento especializado.

Também acreditamos no poder da capacitação para transformar o mercado turístico. Nossa oferta inclui Treinamento Experiencial ao Ar Livre e formações como Condução em Ecoturismo e Turismo de Aventura, essenciais para preparar profissionais com as competências necessárias para roteiros de turismo de natureza. Com a Fábrica de Experiências Turísticas, criamos roteiros únicos, imersivos e autênticos, enquanto a formação de Líderes de Turismo de Aventura capacita guias e gestores a liderarem com responsabilidade e inovação.

Acreditamos que, ao unir educação, inovação e sustentabilidade, o futuro do turismo pode ser ainda mais promissor, impactando positivamente tanto os viajantes quanto as comunidades receptoras.