Visão geral
A expectativa de toda organização é que seu colaborador seja capaz de oferecer dedicação total ao trabalho.
Nas empresas, porém, problemas como depressão ou outras questões emocionais, incluindo a falta de habilidades comportamentais por parte dos colaboradores, muitas vezes associados à carga horária excessiva, à pressão no trabalho ou a desentendimentos no ambiente profissional, acabam gerando no trabalhador um desânimo prolongado, que interfere nos resultados esperados.
Isso, com certeza, é um fator limitante para a alta performance da organização.
Atualmente, conceitos como a diversidade vêm se popularizando, não apenas entre as grandes empresas, como também entre pequenas e médias empresas. Compor equipes diversas agrega vários benefícios para as organizações, pois, ao se relacionar com pessoas de origens, culturas e visões de mundo diferentes, os colaboradores se tornam mais tolerantes e flexíveis.
TEAM BUILDING
Essa receita forma um ambiente propício para a criatividade, ingrediente principal da inovação, aumentando a lucratividade e as oportunidades de negócios.
Porém, a diversidade pode dificultar a integração entre os times, uma vez que terão poucas coisas em comum. Seus diferentes perfis comportamentais tendem a gerar conflitos, deixando o clima organizacional pesado. Daí a importância de promover a união e o espírito de equipe, que tem no Team Building uma ferramenta poderosa.
Ao conhecer melhor seus colegas, fica mais fácil que os colaboradores se identifiquem uns com os outros e construam alianças em prol de um objetivo comum.
Durante a prática, serão estimuladas situações desafiadoras que desenvolverão habilidades comportamentais como colaboração, comunicação assertiva, foco no resultado, confiança, empatia, gestão de tempo, integração, pensamento estratégico, motivação, raciocínio lógico, planejamento, tomada de decisão, resiliência, trabalho em equipe, visão de unidade e visão sistêmica.
Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV)
Quando se vivencia um jogo bem elaborado e por inteiro, além de maiores chances de alcançar o aprendizado, tem-se a oportunidade de trabalhar os dois hemisférios cerebrais de forma harmônica, sem que haja predominância de um deles todo o tempo, como acontece nos métodos mais ortodoxos.
Temas transversais
Quando se vivencia um jogo bem elaborado e por inteiro, além de maiores chances de alcançar o aprendizado, tem-se a oportunidade de trabalhar os dois hemisférios cerebrais de forma harmônica, sem que haja predominância de um deles todo o tempo, como acontece nos métodos mais ortodoxos.De acordo com as novas diretrizes dos parâmetros da indústria 4.0, as organizações modernas devem abranger atividades que ofereçam possibilidades de desenvolver as dimensões afetivas, cognitivas, motoras e sócio-culturais dos seus colaboradores.
Objetivo
O objetivo é extrair, junto ao grupo, as melhores analogias e aprendizados. Por meio do método de aprendizado CAV, a pessoa vivencia experiências concretas e lúdicas, possibilitando que caminhe da vivência ao relato da experiência, até chegar a um plano de ação concreto para aplicar em situações reais do cotidiano de suas organizações, por meio da abstração e/ou internalização de conceitos, métodos e significados.
Dinâmica geral
Abertura
Boas vindas, apresentação do treinamento e da metodologia experiencial, alinhamento dos objetivos e expectativas e contextualização da temática.
Enduro a Pé
Conjunto de desafios, com nível gradativo de complexidades, com objetivo no ganho de desempenho e sinergia da equipe.
Follow-Up
Facilitação construtiva com observações e métricas, fundamentadas de maneira reflexiva e disruptiva, focadas no dia a dia da organização.